Sobre

Literatura com menos formas e flores, mais fomes e fatos

criação e objetivos

A Mondru Editora foi fundada em 2020 por Jeferson Barbosa e Juliana Matos com o objetivo de levar aos leitores uma literatura de qualidade e com conteúdo relevante. A Editora e seus autores possuem valores que orientam todo o processo de publicação dos livros. Nos posicionamos para produzir Livros que viabilizam a construção de um saber emancipatório.  Com seu lema “Literatura com menos formas e flores, mais fomes e fatos”, a Mondru Editora enfatiza que suas obras literárias são contemporâneas e abordam os problemas socioeconômicos da sociedade brasileira.

 

A editora publica literatura contemporânea brasileira em todos os gêneros, incluindo poesia, contos, novelas e romances. Além disso, a Mondru também reedita clássicos da literatura, oferecendo aos leitores uma oportunidade de conhecer obras importantes do passado. A editora se preocupa em trazer livros que tragam em sua essência uma literatura mais preocupada com os problemas sociais e as desigualdades, trazendo contextos, personagens e autores que discutam criticamente estes temas.

A Mondru Editora valoriza ainda o projeto gráfico de suas obras, criando projetos gráficos personalizados para cada livro publicado. Isso significa que a editora dedica tempo e recursos para criar uma identidade visual única para cada obra, a fim de refletir a personalidade e o conteúdo do livro de maneira adequada. A criação de projetos gráficos personalizados é uma forma da Mondru se diferenciar do mercado literário, oferecendo aos seus leitores uma experiência de leitura única e memorável.

Juliana Matos
Diretora Executiva

Juliana Matos

Diretora Executiva

Juliana Matos é Diretora Executiva do grupo Mondru e editora-chefe da Editora Lutz, selo acadêmico da Mondru Editora. Advogada, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás e mestra em Direito Agrário pela mesma instituição, tem experiência em direito constitucional, criminologia crítica, direitos humanos, políticas públicas, ações afirmativas, ensino jurídico e direitos de propriedade intelectual, com enfoque no Novo Constitucionalismo Latino-Americano. Foi bolsista de iniciação científica do CNPq por três anos e tem se dedicado à pesquisa e ao debate sobre equidade no ensino superior. Autora do livro Ações Afirmativas e Igualdade Material nas Políticas Públicas de Educação – O Ensino Jurídico na UFG (2022), reafirma seu compromisso com a construção de um direito mais crítico e inclusivo. Também é editora-chefe da revista Saberes, onde trabalha na difusão do pensamento jurídico e acadêmico em uma perspectiva inovadora e plural.

Jeferson Barbosa
Editor-Chefe | Designer Editorial

Jeferson Barbosa

Editor-Chefe | Designer Editorial

Jeferson Barbosa é editor-Chefe da Mondru Editora, onde atua como editor e designer editorial. Formado em engenharia civil e mestre em geotecnia pela Universidade Federal de Goiás, encontrou na literatura um campo de expressão e dedicação, sendo um leitor apaixonado por poesia. À frente do Portal Litera Mondru e do canal literário Em Diálogo há mais de uma década, dedica-se à crítica e à curadoria literária. Seus poemas foram publicados em revistas como Philos, Desordem e 7faces, além de reunir sua produção em A Fútil Arte de Travestir-me do que me Falta (2018) e Os Móveis Continuam Prisioneiros (2022), ambos pela Mondru Editora. Também organizou Poesia Experimental (2023), reafirmando seu compromisso com a inovação e a multiplicidade da linguagem poética.

Gabriela Queiroz
Editora Assistente

Gabriela Queiroz

Editora Assistente

Gabriela Queiroz é escritora, acadêmica de Letras e Editora-Assistente na Mondru Editora. Autora do livro “Na Consciência da Natureza que Me Compõe” e de dois contos da coletânea “Realidades Estilhaçadas”, ambos publicados em 2023 pela Mondru Editora. Seu trabalho na escrita transita entre a poesia e a prosa. Na Mondru, atua na área editorial e realiza a leitura crítica de originais.

Luigi Ricciardi
Editor Assistente

Luigi Ricciardi

Editor Assistente

Luigi Ricciardi é o nome artístico do paranaense Luis Claudio Ferreira Silva. Nascido em Londrina, morou muitos anos em Maringá antes de voltar para sua cidade natal. Formado em Letras Português/Francês, Luigi é fundador do Universo Francês, onde ministra aulas da língua de Molière. Publicou vários livros de contos antes de lançar Os passos vermelhos de John: ou a invenção do tempo (Penalux, 2020), seu primeiro romance. O escritor mantém a Acrópole Revisitada, canal literário no YouTube criado durante seu doutorado em Literatura. Foi professor da UEM e dá aulas na UEL no curso de bacharelado em tradução em Letras Francês. É um dos tradutores do livro As revelações de Arsène Lupin (Madrepérola, 2022). Seu livro mais recente é O descobrimento do Brasil publicado pela Patuá.