Título
Autor
Mário de Andrade
ISBN
978-65-84634-09-1
Pauliceia Desvairada e o Movimento Modernista
Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna a Mondru Editora publica esta edição especial que reúne o livro de poesias “Pauliceia Desvairada” e o texto “O Movimento Modernista” proferido no Salão de Conferências da Biblioteca do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, no dia 30 de abril de 1942 por Mário de Andrade.
As duas obras possuem importância ímpar na literatura nacional. Tal como diz o próprio Mário de Andrade, “Pauliceia Desvairada” inaugura o movimento modernista. Escrito entre 1920 e 1921, e publicado no ano da Semana de Arte Moderna, o livro representa o espírito moderno que ressoou nas salas do Teatro Municipal de São Paulo. Todavia, é o discurso de Mário de Andrade, proferido 20 anos após a Semana, na qual foi vaiado ao ler os poemas deste livro, que lança luz sobre o movimento.
O Autor
Mário de Andrade
Mário Raul de Morais Andrade ainda é um dos grandes nomes da Literatura Nacional. Faleceu em fevereiro de 1945, sendo um dos fundadores do modernismo no país, ele praticamente criou a poesia brasileira moderna com a publicação de sua Pauliceia Desvairada em 1922