Poesia Experimental
Decio Pignatari, em sua obra “O que é comunicação poética”, afirmou que “a poesia parece estar mais alinhada à música e às artes plásticas e visuais do que à literatura”. Esta antologia de poesia experimental, concebida ao longo de uma oficina promovida pela Mondru e facilitada por mim, busca materializar essa perspectiva pignatariana.
Durante seis encontros, os poetas empreenderam desafios poéticos tanto individuais quanto coletivos, tensionando a fronteira entre as artes plásticas e a literatura. As atividades coletivas incluíram a criação de poemas palimpsesto e poemas-constelação (presentes na primeira seção deste livro), enquanto os desafios individuais exploraram o paideuma e o grupo noigandres, além de incursões na poesia visual, como poemas semióticos, numéricos, colagens, sonetos visuais, entre outros. Ao término, realizei em conjunto com cada poeta uma curadoria da produção experimental, resultando nesta antologia que apresenta uma seleção de três a cinco trabalhos de cada artista. As experimentações diversas e criativas abrangem todos os desafios propostos na oficina.
Gostaria de expressar meu agradecimento pela participação de dois poetas de renome no cenário da poesia visual, Tadeu Jungle e Al-Chaer, que ministraram uma palestra aos nossos artistas. Decidimos homenagear o poeta Al-Chaer nesta edição da Antologia de Poesia Experimental, em reconhecimento à sua significativa e criativa contribuição para o panorama da poesia visual brasileira.
Convido você a explorar esta antologia como um compêndio de experimentações, e a descobrir a voz potente e criativa dos sete artistas que a compõem.
Jeferson Barbosa
Editor-Chefe da Mondru e
Organizador da Antologia
Poeta Homenageado
Al-Chaer
Autores
Fernando Augusto
Guto Rocha
Izabel da Rosa
Julia Pantin
Lilian Schmeil
Marcela Albanesi
Rafael Martins